Mimetismo deelemaniano de formigas: sobre a história natural e novos registros de Tapixaua callida Bonaldo, 2000 (Araneae, Corinnidae, Corinninae)
Resumo
Tapixaua callida é a única espécie conhecida do gênero, descrita por Bonaldo em 2000 no Brasil e Peru. Esta espécie é facilmente reconhecida pela presença de pelos modificados no ápice dos fêmures, patelas e tíbias das pernas I, uma condição previamente sugerida como instrumental para simular o tagma cefálico de formigas. Aqui, estendemos o conhecimento da distribuição geográfica do táxon ao norte de Huánuco (Peru), Amazonas e Mato Grosso (Brasil) para Loreto (Peru), Caquetá (Colômbia) e, ao leste, para os estados do Pará e Maranhão (Brasil). Fornecemos um mapa com todos os registros de T. callida obtidos até o momento. Além disso, apresentamos, pela primeira vez, dados sobre sua história natural com base em observações, fotografias e vídeos. A solução de mimetismo de formigas apresentada por essa espécie, combinando elementos morfológicos e comportamentais para desencadear a semelhança com as formigas ‘quando necessário’, foi relatada anteriormente apenas para Pranburia mahannopi Deeleman-Reinhold, 1993, do sul da Ásia, e é aqui denominada mimetismo deelemaniano.
Copyright (c) 2025 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.