Novo registro de Lepidodactylus lugubris (Squamata: Gekkonidae) para o Amazonas, Brasil, e notas sobre sua biologia alimentar em ambiente urbanizado
DOI:
https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v20i3.1094Palavras-chave:
Amazônia brasileira, Lagartixa-de-parede, Gekkota, OsgaResumo
Relatamos o primeiro registro documentado da lagartixa Lepidodactylus lugubris no estado do Amazonas, Brasil, ampliando sua distribuição conhecida na Amazônia brasileira. Além disso, apresentamos observações sobre o comportamento alimentar dessa espécie em ambientes urbanos de Belém, Pará. Indivíduos foram frequentemente observados alimentandose do néctar de diversas espécies de plantas, bem como de alimentos artificiais açucarados. Essas observações confirmam a plasticidade alimentar da espécie e sua capacidade de explorar fontes de alimento de origem antrópica, o que pode facilitar seu estabelecimento e persistência em áreas urbanizadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.



