Novo registro de Lepidodactylus lugubris (Squamata: Gekkonidae) para o Amazonas, Brasil, e notas sobre sua biologia alimentar em ambiente urbanizado

Autores

  • Fernando da Silva Carvalho Filho Museu Paraense Emílio Goeldi image/svg+xml
    • Conceptualization
    • Data Curation
    • Writing – Original Draft Preparation
    • Writing – Review & Editing
    • Investigation
    • Methodology
  • César Augusto Chaves Favacho Museu Paraense Emílio Goeldi image/svg+xml
    • Conceptualization
    • Writing – Review & Editing
    • Investigation
    • Methodology

DOI:

https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v20i3.1094

Palavras-chave:

Amazônia brasileira, Lagartixa-de-parede, Gekkota, Osga

Resumo

Relatamos o primeiro registro documentado da lagartixa Lepidodactylus lugubris no estado do Amazonas, Brasil, ampliando sua distribuição conhecida na Amazônia brasileira. Além disso, apresentamos observações sobre o comportamento alimentar dessa espécie em ambientes urbanos de Belém, Pará. Indivíduos foram frequentemente observados alimentandose do néctar de diversas espécies de plantas, bem como de alimentos artificiais açucarados. Essas observações confirmam a plasticidade alimentar da espécie e sua capacidade de explorar fontes de alimento de origem antrópica, o que pode facilitar seu estabelecimento e persistência em áreas urbanizadas.

Biografia do Autor

  • Fernando da Silva Carvalho Filho, Museu Paraense Emílio Goeldi

    Pesquisador Adjunto do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) com experiência na área da Zoologia, especialmente taxonomia e evolução de insetos, com foco nas espécies da ordem Diptera, principalmente Sarcophagidae. Também tem desenvolvido estudos sobre espécies de Syrphidae (principalmente Microdontinae), Drosophilidae (espécies parasitas), Asteiidae, Odiniidae, Aulacigastridae, Calliphoridae e insetos de outras ordens, tais como Mantodea e Heteroptera (Schizopteridae e Termitaphididae). Professor exclusivo do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Evolução do MPEG e professor colaborador do Programa de Pós-graduação da UFPA e MPEG. Atualmente Editor Chefe do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi-Ciências Naturais. Tem experiência com fotografia de vida selvagem. 

  • César Augusto Chaves Favacho, Museu Paraense Emílio Goeldi

    Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2016) --//-- Mestre em Biodiversidade e Evolução pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (2018) --//-- Tem experiência na área de Entomologia, com ênfase em taxonomia, sistemática e história natural de Mantodea, principalmente da família Thespidae. Também realiza estudos com diversas outras famílias de Mantodea Neotropicais, especialmente na Amazônia --//-- Integrante do Grupo de Estudo de Artrópodes da Amazônia (GEAA), atuando fortemente na área de comunicação/divulgação científica. Também faz divulgação científica nas redes sociais, especialmente o Twitter, utilizando a macrofotografia como principal ferramenta --//-- Participa de diversos projetos de pesquisa, com ênfase na Amazônia --//-- Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Mantodea, desenvolvimento, comportamento, divulgação científica, história natural, etologia.

Downloads

Publicado

12/23/2025

Como Citar

da Silva Carvalho Filho, F., & Chaves Favacho, C. A. (2025). Novo registro de Lepidodactylus lugubris (Squamata: Gekkonidae) para o Amazonas, Brasil, e notas sobre sua biologia alimentar em ambiente urbanizado. Boletim Do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais, 20(3), 1-10. https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v20i3.1094