O sistema de valoração da geodiversidade com enfoque nos serviços ecossistêmicos sensu Murray Gray
Resumo
Geodiversidade representa a variedade dos elementos abióticos presentes na natureza, compreendendo também as suas assembleias e os seus processos. Toda essa diversidade natural precisa ser protegida, com o consumo feito da forma mais sustentável possível, assim como já é pensado para a biodiversidade. Podem-se identificar valores para a geodiversidade capazes de embasar o processo de conservação dos recursos abióticos. O sistema aqui apresentado foi definido pelo geógrafo Murray Gray, por meio da concepção de um valor intrínseco, cinco serviços (regulação, suporte, provisão, cultural e conhecimento) e 25 bens e processos. Esse novo modelo sensu Murray Gray, baseado na definição do ecossistema abiótico, é apresentado como um sistema de valoração qualitativa da geodiversidade, possível de ser aplicado em estudos no Brasil. É exemplificada aqui a aplicação deste sistema na identificação da geodiversidade na cidade do Natal, no Rio Grande do Norte, nordeste do Brasil, formada geologicamente por coberturas cenozoicas, mas que possui vasta diversidade abiótica nas paisagens e uso de materiais pétreos em monumentos e edificações históricas. Assim, propõe-se aqui a atualização dos sistemas avaliativos da diversidade abiótica no país, de forma a promover maior diálogo entre os estudos da diversidade natural do planeta.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.