A fauna da África e da Ásia descrita pelos viajantes cristãos entre os séculos XIII e XV
Resumo
Durante os séculos XIII a XV, um número significativo de cristãos latinos se lançou em incursões para destinos muito além dos limites da cristandade, como a Índia, a China, a Mongólia e as costas da África. Para contar a seus conterrâneos o que haviam visto naquelas terras desconhecidas, muitos desses viandantes colocam por escrito suas memórias e impressões. Entre as diversas descrições presentes nesses relatos, chama a atenção o espaço reservado aos animais que habitavam aquelas terras – alguns até então incógnitos, outros já familiares. Esta nota visa apresentar algumas opções e desafios de pesquisa ainda em andamento, cujo objetivo principal é a catalogação das espécies mencionadas pelos viajantes. Entre as informações que se propõe a recolher, o catálogo procura saber qual era a variedade das espécies descritas, como eram denominadas e classificadas, em quais lugares eram comumente encontradas, quais suas principais características e seus comportamentos e como eram normalmente utilizadas.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.