Constituintes voláteis da raiz e do rizoma de Montrichardia linifera (Arruda) Schott (Araceae)
Resumo
Os constituintes voláteis da raiz e do rizoma de Montrichardia linifera, coletados no aningal do Mangal das Garças, em Belém, Pará, foram obtidos por destilação e extração simultânea (DES) e analisados por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa (CG-EM), com o objetivo de contribuir para a identificação desses constituintes, submetidos a dois tempos de extração. Um total de 42 constituintes voláteis foi identificado na raiz, sendo pentadecanal, álcool veratril, ácido palmítico e 2-decanona os constituintes majoritários. Do rizoma, foram identificados 38 componentes voláteis, destacando-se o ácido palmítico, pentadecanal, tetracosano, desidro-1,8-cineol e fitona. Este é o primeiro estudo sobre os constituintes voláteis de Montrichardia linifera.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.