Anatomia e morfometria cranianas de Coryphospingus pileatus (Wied, 1821) (Passeriformes: Thraupidae)
Resumo
Animais granívoros são frequentemente encontrados entre os mais abundantes em regiões secas. Essa estratégia alimentar parece ser bem-sucedida para Coryphospingus pileatus, por conta da disponibilidade, diversidade e estabilidade de sementes. No entanto, a anatomia craniana desta espécie é pouco conhecida. Assim, descrevemos a osteologia craniana de C. pileatus, uma ave granívora-insetívora da região neotropical, bem como aferir seus dados craniométricos, entender um pouco da relação entre o crânio, a alimentação e a ecologia da espécie e identificar características que podem ser usadas em estudos futuros. Foram utilizados quatro espécimes, dissecados, descritos, mensurados, pesados e desenhados. As estruturas observadas no crânio de C. pileatus apresentam particularidades da espécie e características encontradas em outras da ordem Passeriformes. As principias particularidades anatômicas estão no bico, tais como o bico cônico, robusto e com laterais afiadas, associado ao hábito de descascar sementes, e órbitas, por meio das quais é possível estabelecer uma relação com a ecologia e o comportamento da espécie. Portanto, trabalhos de anatomia e morfologia são importantes no aprofundamento dos conhecimentos, fornecendo mais informações para estudos posteriores e mais abrangentes.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.