Geospatial methods for morphometric characterization of the Caxiuanã river basin, Amazon, Brazil
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar a caracterização morfométrica da bacia hidrográfica do rio Caxiuanã, localizado na Floresta Nacional de Caxiuanã, no município de Melgaço, Pará. Por ser uma unidade de conservação e uma área isolada com recursos naturais importantes, tecnologias de sensores remoto, tais como imagens de satélite Landsat e de radar, podem prover informações a respeito desta bacia hidrográfica. Aspectos como a caracterização da rede de drenagem, a geometria da bacia e as características do relevo foram mensurados através de 22 parâmetros morfométricos. Esta análise foi obtida com técnicas de geoprocessamento por meio das ferramentas do ArcHydro e do SurfaceAnalysis no programa ArcGis. Foi realizada uma delimitação semiautomática da bacia hidrográfica a partir de fusão de sensores de radar e óptico. Os resultados indicaram que a bacia de drenagem do rio Caxiuanã possui um padrão dendrítico de desenvolvimento, instalado em rochas sedimentares da formação geológica Alter-do-Chão e em depósitos aluvionares. A bacia possui forma alongada, o que indica a concentração do volume de água em diferentes pontos; o baixo valor do fator forma indica uma bacia não susceptível a enchentes. Os parâmetros morfométricos foram utilizados para a caracterização quantitativa ambiental e física.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.