Descrição utilizando técnicas ultramorfológicas da infecção por Beauveria bassiana (Bals.-Criv.) Vuill. em larvas e adultos de Atta sexdens (Linnaeus, 1758) (Hymenoptera: Formicidae)

  • Raphael Vacchi Travaglini Unesp
  • Luiz Carlos Forti
  • Andre Arnosti
  • Luis Eduardo Pontes Stefanelli
  • Allan Roberto Fernandes Ferreira
  • Roberto da Silva Camargo
  • Maria Izabel Camargo-Mathias
Palavras-chave: Formiga cortadeira, Imaturos, Controle biológico, Fungo entomopatogênico

Resumo

As formigas cortadeiras, cujo nome deriva do hábito de cortar folhas e outras partes de plantas, são herbívoros dominantes nas Américas, atacando diferentes culturas para manter o fungo simbiótico (principal fonte de alimento) na colônia. Habitam o solo, ambiente rico em microorganismos, muitos dos quais são considerados entomopatogênicos. Para descrever um tipo de controle biológico microbiano nessas formigas, através de técnicas histológicas, utilizou-se o fungo Beauveria bassiana (Bals.-Criv.) Vuill., aplicado em larvas e trabalhadores adultos de Atta sexdens (Linnaeus, 1758), que foram expostos a uma suspensão de fungos com a concentração de 106/conídios/mL. Foram adequadamente preparados para descrever o comportamento do fungo no tegumento às 24, 48 e 72 horas após a exposição inicial. Alguns indivíduos foram utilizados para representar esses períodos, sendo processados adequadamente para realizar a técnica do microscópio eletrônico de varredura para documentar o desenvolvimento do fungo na superfície do tegumento do inseto. Para entender melhor a dinâmica da infecção fúngica, desde a adesão dos conídios até a potencial colonização no interior do inseto, foi aplicada a técnica histológica com coloração com HE. Os resultados mostraram que, em indivíduos imaturos, a penetração das hifas de B. bassiana no tegumento do inseto ocorreu em 48 h.

Publicado
2020-05-28
Como Citar
Travaglini, R., Forti, L., Arnosti, A., Stefanelli, L., Ferreira, A., Camargo, R., & Camargo-Mathias, M. (2020). Descrição utilizando técnicas ultramorfológicas da infecção por Beauveria bassiana (Bals.-Criv.) Vuill. em larvas e adultos de Atta sexdens (Linnaeus, 1758) (Hymenoptera: Formicidae). Boletim Do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais, 15(1), 101-111. https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v15i1.201