Estado de conservação da ordem Rodentia do Brasil: padrões taxonômicos e biogeográficos
Resumo
A Avaliação Global de Mamíferos (GMA) é uma iniciativa da IUCN que gera informações sobre o risco de extinção para todas as espécies de mamíferos, fornecendo dados importantes às agências e convenções nacionais e globais de conservação. A partir da recente GMA, o Grupo de Especialistas em Pequenos Mamíferos da IUCN SSC (Species Survival Comission) avaliou todas as 234 espécies de roedores brasileiros em relação aos critérios da lista vermelha da IUCN, colocando-as em uma das oito categorias. Embora a ordem Rodentia não apresente risco elevado de extinção em comparação com os mamíferos como um todo, várias famílias de caviomorfos demonstram altos níveis de ameaça e/ou deficiência de dados. Para a família Echimyidae, que possui elevado número de espécies, um terço delas são preocupantes quanto à conservação ou com dados insuficientes. Ctenomyidae também é motivo de preocupação a esse respeito. Ademais, existem padrões geográficos consistentes de ameaças e pouco conhecimento. As áreas focais para os esforços de conservação são a Mata Atlântica e o Cerrado, e para as espécies com deficiência de dados, a Mata Atlântica, o Cerrado e a Amazônia, em particular o leste da Amazônia. Os resultados destacam a necessidade de pesquisas de campo direcionadas e a aplicação de dados ecológicos e espaciais no desenvolvimento de ações de conservação.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.