Estudos de diversidade de formigas no Acre: o que sabemos e o que devemos fazer para saber mais?

  • Fernando Augusto Schmidt Universidade Federal do Acre
  • Marília Maria Silva da Costa Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, Caixa Postal 500, 69920-900, Rio Branco, AC, Brazil.
  • Felipe Martello Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, Caixa Postal 500, 69920-900, Rio Branco, AC, Brazil.
  • Amanda Batista de Oliveira Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Zoologia. Manaus, Amazonas, Brazil.
  • Andressa Silvana Menezes Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, Caixa Postal 500, 69920-900, Rio Branco, AC, Brazil.
  • Luane Karoline Fontenele Universidade Federal de Lavras, Setor de Ecologia e Conservação, Laboratório de Ecologia de Formigas, Departamento de Biologia, Programa de Pós–Graduação em Ecologia Aplicada. Lavras, MG, Brazil
  • Elder Ferreira Morato Universidade Federal do Acre, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, Caixa Postal 500, 69920-900, Rio Branco, AC, Brazil.
  • Marco Antônio Oliveira Universidade Federal de Viçosa, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. Florestal, MG, Brazil.
Palavras-chave: Amazônia, Biodiversidade, Distribuição, Formicidae

Resumo

O Brasil está entre as regiões com maior diversidade de formigas do mundo, porém, devido à sua dimensão continental e a um processo desigual de desenvolvimento científico, ainda há muitas lacunas de conhecimento sobre sua biodiversidade. Isto se aplica plenamente às pesquisas sobre formigas no estado do Acre, no sudoeste da Amazônia brasileira. Desde 2014, no Acre, formigas têm sido coletadas pelo projeto Rede BIA, cujo objetivo é aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade de insetos na Amazônia brasileira. Assim, o objetivo desta pesquisa é apresentar um panorama sobre os estudos de diversidade de formigas no Acre em relação ao nível de desenvolvimento e sua contribuição para o conhecimento da fauna de formigas, baseando-se em artigos científicos e literatura cinza. Foram levantados 17 estudos para o Acre realizados nos últimos dez anos, os quais registraram 338 espécies de formigas. Os estudos estão principalmente agrupados nas partes sul e leste do Acre. Armadilha de queda na superfície do solo é a técnica de coleta mais utilizada. Entendemos que o acréscimo de pontos de coleta ao projeto Rede BIA, junto com coletas em habitats e ecossistemas pouco estudados fornecerão grande quantidade de novos dados e registros de ocorrência de espécies de formigas para o Acre e o Brasil.

Publicado
2020-05-28
Como Citar
Schmidt, F., Costa, M., Martello, F., de Oliveira, A., Menezes, A., Fontenele, L., Morato, E., & Oliveira, M. (2020). Estudos de diversidade de formigas no Acre: o que sabemos e o que devemos fazer para saber mais?. Boletim Do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais, 15(1), 113-134. https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v15i1.235