Coleção Entomológica Padre Jesus Santiago Moure: um novo centro de referência para a formação de sistematas de formigas (Hymenoptera: Formicidae)

  • Paloma Andrade Universidade Federal do Paraná
  • Rodrigo Feitosa Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Coleções Entomológicas, Curadoria, Mirmecologia

Resumo

Apresentamos aqui um breve histórico da Coleção Entomológica Padre Jesus Santiago Moure da Universidade Federal do Paraná (DZUP), Curitiba, Brasil, com ênfase na origem e na representatividade de seu recém-expandido acervo mirmecológico. Listamos os principais eventos de expansão, as instalações, os grupos de pesquisa associados e as instituições colaboradoras, essenciais para o estabelecimento do acervo de formigas da DZUP. Finalmente, destacamos o exponencial crescimento deste acervo mirmecológico, que passou de quatro gavetas entomológicas e cerca de 1.000 exemplares depositados, em 2013, para, atualmente, cerca de 360 gavetas e 180.000 exemplares.

Publicado
2020-05-28
Como Citar
Andrade, P., & Feitosa, R. (2020). Coleção Entomológica Padre Jesus Santiago Moure: um novo centro de referência para a formação de sistematas de formigas (Hymenoptera: Formicidae). Boletim Do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais, 15(1), 277-288. https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v15i1.244