Morfometria das operárias de Ponerinae (Hymenoptera: Formicidae) em áreas de floresta ombrófila amazônica
Resumo
A morfometria tem sido uma ferramenta útil em estudos de taxonomia de formigas, auxiliando a evidenciar as diferenças existentes entre espécies, ampliando, assim, as possibilidades de comparações. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência das medidas morfométricas na separação das espécies de Ponerinae. O material utilizado foi proveniente de coletas realizadas em áreas de floresta ombrófila amazônica, distribuídas em cinco localidades. Estas localidades estão vinculadas a dois projetos ecológicos: 1) Projeto de Ecologia, Avaliação e Monitoramento de Florestas Tropicais (TEAM) e 2) Programa de Pesquisas em Biodiversidade (PPBio). Foram realizadas quatro medidas morfométricas: comprimento da cabeça, da mandíbula e do pecíolo e altura do pecíolo nas espécies de Ponerinae. Medimos 157 operárias, sendo 39 espécies, entre dez gêneros. O texto corrobora a hipótese sobre a eficiência das medidas morfométricas na separação de algumas espécies de Ponerinae. As medidas morfométricas agregam informações adicionais para a identificação das espécies de formigas Ponerinae na Amazônia brasileira, além de auxiliarem na identificação de novos táxons.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.