Diversidade e preferências estruturais para o mutualismo entre formigas e hemípteros em cacaueiros (Theobroma cacao L., Sterculiaceae)

  • Elmo Borges de Azevedo Koch Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Thamy E. D. Marques
  • Cléa S. F. Mariano
  • Esperidião A. S. Neto
  • Alexandre Arnhold
  • Ana L. B. G. Peronti
  • Jacques H. C. Delabie
Palavras-chave: Formicidae, Hemiptera, Trofobioses, Theobroma cacao, Relações inseto-inseto

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a diversidade e a especificidade dos mutualismos formigas-hemípteros, de acordo com as diferentes estruturas observadas nas árvores de cacau. O experimento foi realizado em dois sistemas de plantio de cacau: ‘cabruca’ e ‘derruba total’, em Ilhéus, Brasil. Fizemos observações e coletamos mensalmente, ao longo de um ano, as formigas e os hemípteros em interações mutualísticas em árvores de Theobroma cacao L. As observações foram realizadas em três locais distintos da planta: flores, frutos e lançamentos. Observamos 932 associações entre formigas-hemípteros, compreendendo 203 diferentes interações mutualísticas. Registramos 26 espécies de hemípteros e 54 de formigas. Não observamos diferenças na comunidade de formigas, no entanto, observamos diferença para a comunidade de hemípteros, de acordo com as diferentes estruturas avaliadas. Registramos total de 404 eventos de trofobiose em frutos, 394 em lançamentos e 134 em flores. Nossos resultados apontam que a diversidade de trofobioses nos agrossistemas cacaueiros se assemelha à diversidade encontrada em florestas tropicais, demonstrando que a localização das interações pode resultar em restrições ecológicas para alguns organismos envolvidos nessas trofobioses nos agrossistemas cacaueiros estudados.

Publicado
2020-05-28
Como Citar
Koch, E., Marques, T., Mariano, C., Neto, E., Arnhold, A., Peronti, A., & Delabie, J. (2020). Diversidade e preferências estruturais para o mutualismo entre formigas e hemípteros em cacaueiros (Theobroma cacao L., Sterculiaceae). Boletim Do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais, 15(1), 65-81. https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v15i1.251

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##