Diversidade e preferências estruturais para o mutualismo entre formigas e hemípteros em cacaueiros (Theobroma cacao L., Sterculiaceae)
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a diversidade e a especificidade dos mutualismos formigas-hemípteros, de acordo com as diferentes estruturas observadas nas árvores de cacau. O experimento foi realizado em dois sistemas de plantio de cacau: ‘cabruca’ e ‘derruba total’, em Ilhéus, Brasil. Fizemos observações e coletamos mensalmente, ao longo de um ano, as formigas e os hemípteros em interações mutualísticas em árvores de Theobroma cacao L. As observações foram realizadas em três locais distintos da planta: flores, frutos e lançamentos. Observamos 932 associações entre formigas-hemípteros, compreendendo 203 diferentes interações mutualísticas. Registramos 26 espécies de hemípteros e 54 de formigas. Não observamos diferenças na comunidade de formigas, no entanto, observamos diferença para a comunidade de hemípteros, de acordo com as diferentes estruturas avaliadas. Registramos total de 404 eventos de trofobiose em frutos, 394 em lançamentos e 134 em flores. Nossos resultados apontam que a diversidade de trofobioses nos agrossistemas cacaueiros se assemelha à diversidade encontrada em florestas tropicais, demonstrando que a localização das interações pode resultar em restrições ecológicas para alguns organismos envolvidos nessas trofobioses nos agrossistemas cacaueiros estudados.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.