Parentalidade no campo da mirmecologia: desafios da carreira no século XXI
Resumo
A representação feminina nas áreas de STEM é muitas vezes explicada pela metáfora do ‘leaky pipeline’, e trabalhos anteriores mostraram que a chegada dos filhos é uma das principais causas. Assim, entender como a chegada dos filhos pode impactar a carreira dos cientistas na mirmecologia pode fornecer informações importantes para promover políticas públicas de apoio às mulheres nas ciências e reduzir a disparidade de gênero. Portanto, objetivamos: 1) conhecer os pais mirmecologistas e identificar os desafios que enfrentam; 2) comparar a produtividade acadêmica entre pesquisadores com filhos e sem filhos (grupo-controle). Nossos resultados indicam que, apesar de os pais mirmecologistas trabalharem menos em casa, eles mantêm a produtividade em atividades que fazem parte da rotina regular de pesquisa acadêmica (publicação de manuscritos, submissão de projetos, orientação de alunos e realização de aulas), entretano, mesmo depois de cinco anos da chegada de seus filhos, atividades como saídas de campo, palestras e participação em conferências ainda são afetadas. Este é o primeiro estudo sobre parentalidade no campo da mirmecologia, e nossas descobertas podem ajudar agências e instituições de fomento a promoverem as melhores políticas, buscando oferecer flexibilidade no local de trabalho e inclusão para apoiar os pais na ciência, especialmente as mulheres.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.