Primeiro registro de bivaque arbóreo para a espécie de formiga de correição Eciton rapax Smith, 1855 (Formicidae: Dorylinae)

  • Hilario Povoas Lima USP
  • Nicolas Gérard Châline
  • Raquel Leite Castro De Lima
  • Ronara de Souza Ferreira Châline
Palavras-chave: Estação chuvosa, Nidificação, Nomadismo

Resumo

A formiga de correição Eciton rapax é uma espécie de formiga ainda muito pouco conhecida quanto à sua história natural. Os hábitos de nidificação de E. rapax ainda permanecem pouco estudados, sendo uma importante lacuna para a compreensão da ecologia dessa espécie. Nosso estudo registrou e descreveu locais de nidificação de E. rapax. O estudo foi realizado em uma região de mata primária, no município de Bragança, no estado do Pará. Colunas de forrageio de E. rapax foram encontradas e seguidas até seu local de nidificação, entre julho de 2018 e janeiro de 2020. Foram encontrados 5 bivaques, que foram descritos e localizados. Quatro bivaques eram subterrâneos, embaixo de troncos caídos, buracos deixados por outros animais ou entre raízes aéreas de árvores. Um bivaque situava-se na parte oca de uma árvore, a aproximadamente 3 metros de altura. Nossos dados mostram que além de hábitos subterrâneos de nidificação já descritos na literatura para a espécie, Eciton rapax também pode nidificar fora do subsolo, em cavidades situadas nas partes altas das árvores, em um local seguro e livre das inundações das estações chuvosas.

Biografia do Autor

Hilario Povoas Lima, USP

Psicólogo e mestre em Neurociências e Comportamento pela UFPa. Atualmente cursando doutorando na Universidade de São Paulo (USP), trabalhando com interações predador-presa entre formigas de correição do gênero Eciton e as formigas predadas, sob a orientação do professor doutor Nicolas Châline, no programa de Pós Graduação em Psicologia Experimental, USP. 

Publicado
2020-05-28
Como Citar
Lima, H., Châline, N., De Lima, R., & Châline, R. (2020). Primeiro registro de bivaque arbóreo para a espécie de formiga de correição Eciton rapax Smith, 1855 (Formicidae: Dorylinae). Boletim Do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais, 15(1), 221-225. https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v15i1.289