Estudo comparativo da fauna de comensais nos formigueiros de três espécies de grande tamanho da mirmecofauna brasileira (Hymenoptera: Formicidae)

  • Ivone de Jesus Sena Moreira Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus, Bahia, Brasil
  • Charles Darwin Ferreira Cruz Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus, Bahia, Brasil
  • Anny Kelly Cantanhede Fernandes Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus, Bahia, Brasil
  • Jacques Hubert Charles Delabie Centro de Pesquisas do Cacau. Ilhéus, Bahia, Brasil
  • Gabriela Castaño-Meneses Universidad Nacional Autónoma de México. Querétaro, México
  • Cléa dos Santos Ferreira Mariano Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus, Bahia, Brasil
Palavras-chave: Dinoponera gigantea. Dinoponera lucida. Paraponera clavata. Relações interespecíficas. Nidificação.

Resumo

O ambiente interno de um formigueiro mantém condições homeostáticas, permitindo a sobrevivência de outros animais, além de a colônia ser um lugar complexo e com um sistema bem estruturado de defesa. Ninhos de formigas se tornam adequados para a sobrevivência e a reprodução de inúmeros organismos, que podem utilizá-los apenas como abrigo ou até mesmo se alimentar dos restos das formigas. Os substratos de formigueiros de Dinoponera lucida, Dinoponera gigantea (Ponerinae) e Paraponera clavata (Paraponerinae) foram coletados nos municípios de Belmonte, Bahia, e Caxias, Maranhão. Foram, assim, amostrados três ninhos de D. lucida, quatro de D. gigantea e um de P. clavata. Os animais de maior tamanho foram coletados diretamente no substrato, colocado, em seguida, em funis de Berlese durante sete dias para extração da mesofauna. Nossos dados mostraram que existe maior diversidade de invertebrados associados ao ninho de P. clavata do que aos de D. lucida e D. gigantea, provavelmente por este possuir volume maior e oferecer diversidade maior de locais para reprodução e nidificação de numerosas pequenas espécies animais. Além disso, a população de P. clavata é consideravelmente maior do que aquelas de Dinoponera, aumentando proporcionalmente a probabilidade de ocorrer interações dentro da colônia.

Publicado
2020-08-25
Como Citar
Moreira, I., Cruz, C. D., Fernandes, A. K., Delabie, J., Castaño-Meneses, G., & Mariano, C. (2020). Estudo comparativo da fauna de comensais nos formigueiros de três espécies de grande tamanho da mirmecofauna brasileira (Hymenoptera: Formicidae). Boletim Do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais, 15(2), 377-391. https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v15i2.303