Elementos terras raras nas características anatômicas, nutricionais e fotossintéticas de Pistia stratiotes

Palavras-chave: Alface d'agua, Anatomia, Clorofila, ETR, Massa seca

Resumo

Elementos terras raras (ETR) são utilizados pela indústria tecnológica e compõem fertilizantes fosfatados, cujas exploração e utilização em grande escala podem resultar em aumento de contaminação destes elementos no ambiente. Sabe-se que Pistia stratiotes L. é uma macrófita eficiente na acumulação de poluentes. O objetivo do presente artigo foi avaliar o efeito das concentrações de ETR (isolados e mistura) sobre características morfoanatômicas, nutricionais, trocas gasosas e pigmentos fotossintetizantes de Pistia stratiotes. Foram avaliados as trocas gasosas (equipamento analisador de fotossíntese - IRGA), o teor de clorofila (equipamento medidor de clorofila - SPAD), a anatomia de raízes e folhas, o teor de nutrientes e a massa seca, conforme metodologia descrita. Houve redução do crescimento das plantas no sistema radicular nos tratamentos com mistura de ETR e lantânio (La). Notou-se aumento na transpiração para a manutenção do fluxo, compensando a perda de condutividade e permitindo a chegada de nutrientes até a parte aérea. A coifa alongou-se nos tratamentos de La para proteção da região meristemática. A absorção de alguns nutrientes reduziu, em virtude da redução do sistema radicular. As barreiras foram espessadas nos tratamentos com cério (Ce). Essas modificações ocorreram evitando que os ETR fossem absorvidos, transportados e causassem algum efeito negativo no vegetal.

Biografia do Autor

Cynthia de Oliveira, Universidade Federal de Lavras. Lavras, Minas Gerais, Brasil

Engenheira Agrônoma (2008), Mestra em Agronomia/Fisiologia Vegetal (2010) e Doutora em Agronomia/Fisiologia Vegetal (2012) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é Pesquisadora Pós-Doutoranda do Departamento de Ciências do Solo - DCS/UFLA, vinculada ao projeto Elementos Terras Raras (ETRs) em fertilizantes e efeitos nas plantas, do Instituto Tecnológico Vale. Atua desde o início de sua formação profissional (2004) principalmente nas áreas de Anatomia e Fisiologia Vegetal, trabalhando com correlações entre as características estruturais (quantitativas e qualitativas) e o metabolismo, ecofisiologia, nutrição e o desenvolvimento de plantas. Pesquisa nas áreas citadas com o intuito de buscar soluções nos temas: proteção ambiental e segurança alimentar.

Evaristo Mauro de Castro, Universidade Federal de Lavras. Lavras, Minas Gerais, Brasil

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1986), mestrado em Agronomia (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras (1995) e doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (2002). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Lavras. Foi subchefe do Departamento de Biologia no período de 2008 a 2012. É coordenador do Programa de Pós-graduação em Botânica Aplicada desde 2012. Possui experiência nas áreas de Fitotecnia e Botânica Estrutural com ênfase em anatomia ecológica, anatomia dos órgãos vegetativos e em estrutura e funcionamento dos vegetais. É autor do livro intitulado "Histologia Vegetal: Estrutura e Função de Órgãos Vegetativos".

Sílvio Junio Ramos, Instituto Tecnológico Vale. Belém, Pará, Brasil

Eng. Agrônomo com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Ciência do Solo. Publicou diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais. Atualmente é Pesquisador do Instituto Tecnológico Vale (ITV), atuando principalmente na área de Propagação e Crescimento de Espécies Nativas, Recuperação de Áreas Impactadas pela Mineração, Solos Minerados e Bioindicadores da Recuperação Ambiental. É professor permanente no programa de pós-graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais no ITV, no programa de pós-graduação em Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia, e no programa de pós-graduação em Botânica Aplicada da UFLA

Publicado
2022-06-03
Como Citar
Duarte, A. C., Oliveira, C., Castro, E., & Ramos, S. (2022). Elementos terras raras nas características anatômicas, nutricionais e fotossintéticas de Pistia stratiotes. Boletim Do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais, 17(1), 219-236. https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v17i1.334