Elementos terras raras nas características anatômicas, nutricionais e fotossintéticas de Pistia stratiotes
Resumo
Elementos terras raras (ETR) são utilizados pela indústria tecnológica e compõem fertilizantes fosfatados, cujas exploração e utilização em grande escala podem resultar em aumento de contaminação destes elementos no ambiente. Sabe-se que Pistia stratiotes L. é uma macrófita eficiente na acumulação de poluentes. O objetivo do presente artigo foi avaliar o efeito das concentrações de ETR (isolados e mistura) sobre características morfoanatômicas, nutricionais, trocas gasosas e pigmentos fotossintetizantes de Pistia stratiotes. Foram avaliados as trocas gasosas (equipamento analisador de fotossíntese - IRGA), o teor de clorofila (equipamento medidor de clorofila - SPAD), a anatomia de raízes e folhas, o teor de nutrientes e a massa seca, conforme metodologia descrita. Houve redução do crescimento das plantas no sistema radicular nos tratamentos com mistura de ETR e lantânio (La). Notou-se aumento na transpiração para a manutenção do fluxo, compensando a perda de condutividade e permitindo a chegada de nutrientes até a parte aérea. A coifa alongou-se nos tratamentos de La para proteção da região meristemática. A absorção de alguns nutrientes reduziu, em virtude da redução do sistema radicular. As barreiras foram espessadas nos tratamentos com cério (Ce). Essas modificações ocorreram evitando que os ETR fossem absorvidos, transportados e causassem algum efeito negativo no vegetal.
Copyright (c) 2022 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.