Macrófitas aquáticas no nordeste maranhense: levantamento florístico e chave de identificação
Resumo
O presente estudo objetivou coletar e identificar as espécies de macrófitas aquáticas presentes na lagoa Gira Mundo e no riacho Passagem do Canto, em Barreirinhas, no estado do Maranhão, durante o período de 05/11/2014 a 10/12/2015. Para a identificação dos táxons, foram coletadas e prensadas representantes de cada espécie. O material, após identificação, foi incluído no acervo do Herbário Rosa Mochel, na Universidade Estadual do Maranhão, em São Luís. Foram identificadas 11 espécies de macrófitas aquáticas, distribuídas em dez famílias, presentes na lagoa Gira Mundo, sendo que Onagraceae foi mais representativa, com duas espécies. Observou-se uma cobertura univegetal de Salvinia auriculata na lagoa, fenômeno possivelmente relacionado à característica do ambiente aquático predominantemente lêntico da lagoa, bem como à antropização observada in loco. No riacho Passagem do Canto, foram identificadas oito espécies, distribuídas em sete famílias. Cyperaceae, com duas espécies, foi a mais representativa. A maioria das espécies encontradas apresentou 100% de frequência. Nymphaea lingulata, Aeschynomene sensitiva e Cabomba aquatica ocorreram nos dois pontos de coleta. Anfíbias e emersas foram as formas biológicas das macrófitas mais representativas na lagoa Gira Mundo, diferindo da região lótica no riacho Passagem do Canto, onde o grupo ecológico mais destacado foi o de submersas fixas.
Copyright (c) 2018 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.