Fishes of Caxiuanã National Forest: 20 years (1993 to 2012) of sampling in a protected area in the Eastern Amazon
Resumo
A bacia amazônica possui a maior diversidade de peixes de água doce do mundo, mas ainda é insatisfatoriamente conhecida quanto ao número real de espécies. Este estudo objetiva produzir uma lista atualizada de espécies de peixes da Floresta Nacional de Caxiuanã (FLONA Caxiuanã), uma das poucas áreas protegidas da Amazônia Oriental. Dados referentes a 20 anos (1993 a 2012) de amostragem foram compilados da coleção ictiológica do Museu Paraense Emílio Goeldi e de inventários previamente publicados. Um total de 211 espécies de peixes pertencentes a 44 famílias e a 13 ordens foi identificado para a FLONA. Characiformes foi a ordem mais rica, com 80 espécies (representando 38% do total), seguido por Siluriformes (56 espécies, 27%), Perciformes (33 espécies, 16%) e Gymnotiformes (21 espécies, 10%). Do total da diversidade de peixes registrada, quase 40% representam novos registros, com maior incremento de espécies no ano de 2004 e menor incremento médio de espécies nos últimos anos de amostragem. Portanto, registros de espécies adicionais ainda podem ser obtidos se estudos na região relacionados à ictiofauna empregarem diferentes técnicas e apetrechos de coleta e forem realizados em diferentes microhabitats.
Copyright (c) 2018 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.