Comentários sobre os nomes de plantas e de animais citados em "Os trabalhos e os dias", de Hesíodo
Resumo
Em "Os trabalhos e os dias", Hesíodo, poeta grego do século VIII a.C., destaca o papel do trabalho honesto na vida das pessoas, defendendo a justiça e aconselhando camponeses quanto ao uso de técnicas aplicadas à fazenda. Ele menciona neste poema as plantas e os animais de maior importância no dia a dia dos homens do campo, associando estes elementos, algumas vezes, ao trabalho, à justiça ou a mudanças de estações. Este artigo objetiva relacionar os fitônimos e zoônimos mencionados nesta obra de Hesíodo, bem como em outras posteriores, de autoria de gregos e de latinos que também citaram esses nomes, visando realizar análise onomatológica. Para isso, incluem-se informações históricas e taxonômicas, além de etimológicas e semânticas relacionadas aos termos considerados, por meio de consulta a dicionários linguísticos e especializados nas áreas biológicas e médicas, bem como a livros e artigos científicos pertinentes ao tema. Além disso, analisam-se sucintamente vários termos correlatos utilizados na literatura científica, com a finalidade de se demonstrar que esses nomes clássicos e os seus derivados continuam a ser empregados na onomatologia científica dos dias atuais.
Copyright (c) 2018 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.