Aspectos sedimentológicos e geoquímicos de um estuário amazônico: estuário do rio Sucuriju, Amapá, Brasil
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar o estuário do rio Sucuriju quanto às distribuições dos parâmetros sedimentológicos, geoquímicos e físico-químicos intersticiais, a fim de auxiliar estudos sobre vulnerabilidade a risco ambiental, quanto a um possível impacto decorrente de derrame de óleo na região do Cabo Norte, no estado do Amapá. Foram coletadas 66 amostras de sedimentos superficiais, submetidas a análises das porcentagens granulométricas, de teores de carbono orgânico, nitrogênio total, fósforo total, salinidade intersticial, pH intersticial e potencial redox intersticial. As porcentagens granulométricas apresentaram médias para areia de 19,51 ± 13,44%, para silte de 72,50 ± 11,17% e para argila de 7,98 ± 4,49%. Salinidade, pH e potencial redox registraram médias de 20,76 ± 2,59, 7,20 ± 0,26 e 192,32 ± 129,96 mV, respectivamente. Os resultados de carbono orgânico, nitrogênio total, fósforo total e a razão C/N apresentaram, respectivamente, médias de 1,34 ± 0,71 g.kg-1, 0,38 ± 0,23 g.kg-1, 103,93 ± 63,89 g.kg-1 e 4,45 ± 3,96. As características sedimentares e geoquímicas apresentadas para o estuário do rio Sucuriju, somadas aos processos hidrodinâmicos e climáticos da região, determinaram os possíveis pontos de maior vulnerabilidade do sistema estuarino em relação a incidente com óleo. Estes pontos estão localizados nas áreas marginais e em áreas adjacentes à foz do sistema estuarino. Esse resultado servirá de base para a compreensão e a elaboração de possíveis planos de mitigação a eventos dessa magnitude.
Copyright (c) 2017 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.