A descoberta da flora arbórea da Amazônia com uma lista atualizada de todos os taxa arbóreos conhecidos
Resumo
A Amazônia é a floresta tropical de maior biodiversidade na Terra, entretanto o debate sobre o número de espécies arbóreas nela presentes permanece controverso. Neste estudo, oferecemos uma lista de todas as espécies arbóreas coletadas até o momento, bem como a descrição de tendências espaciais e temporais na acumulação dos dados. Relatamos 530.025 coletas na Amazônia, datadas entre 1707 e 2015, totalizando 11.676 espécies, distribuídas em 1.225 gêneros e 140 famílias. Estes números suportam estimativas recentes de um total de 16.000 espécies arbóreas na Amazônia. A coleção botânica na Amazônia é caracterizada por três picos principais, centrados nas décadas de 1840, 1920 e 1980, os quais estão associados a projetos de flora e também a estabelecimento de parcelas de inventários florísticos. A maioria das coletas foi realizada no século 20. O número de coletas teve um aumento exponencial até as últimas duas décadas deste século, quando, a partir daí, vem se reduzindo. Concluímos que a distribuição da espécie é um melhor preditor do número de vezes que ela foi coletada, em comparação com a estimativa de sua população ao longo da região. Encontrar, descrever e documentar a distribuição das espécies restantes exigirá esforços coordenados nas áreas com baixíssimas densidades de coletas.
Copyright (c) 2016 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.