Notas sobre a nidificação da galinha-d’água, Gallinula galeata (Lichtenstein, 1818) (Gruiformes, Rallidae)
Resumo
A galinha-d’água, Gallinula galeata, é uma ave de área úmida, comumente encontrada em quase todo o Brasil. Entre março e abril de 2019, observei e descrevi dois ninhos construídos pela espécie no Parque da Rua do Porto, em Piracicaba, estado de São Paulo. O primeiro ninho foi construído sobre a água, próximo à vegetação da margem do lago e parcialmente ocultado por ela, enquanto o segundo, construído sobre um banco de areia no lago, se encontrava exposto. Ambos eram constituídos de materiais semelhantes, com predomínio de ramos vegetais de espessuras variadas, além de cascas de árvore, gramíneas, musgos, raízes, folhas e frutos. Material plástico foi encontrado nos dois ninhos. Selecionei 60 imagens de ninhos da espécie disponíveis no site WikiAves – uma plataforma online brasileira para compartilhamento de registros ornitológicos – para comparação com aqueles que observei. As análises mostraram variedade de materiais utilizados na elaboração dos ninhos, bem como diferentes locais de nidificação, tanto em ambiente aquático como terrestre, sugerindo plasticidade fenotípica. O manejo adequado do parque, visando à conservação dos sítios de nidificação e à manutenção dos recursos, é essencial para a sobrevivência desta e de outras aves em ambientes antropizados.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.