Particle filtration through a humid tropical forest canopy
Resumo
Filtragem de pólen e esporos pelos dosséis de plantas é um passo crucial na modelagem da sua dispersão e, mesmo assim, poucos estudos a quantificam. Examinamos a diminuição da densidade de partículas de farinha ao descerem através de um dossel tropical de 40 m de altura em um dia sem vento na Floresta Nacional de Caxiuanã, Pará, Brasil. Usando esses dados e estimativas da densidade de folhas no dossel, também testamos um dos poucos modelos existentes para o efeito do impacto. O modelo de Bache, que incorpora a estrutura da partícula e da vegetação, probabilidade da transmissão da partícula e probabilidade de impacto, explicou 87% da variação dos grânulos de farinha capturados em coletores passivos colocados por todo o dossel. A copa filtrou 99,65% da farinha liberada, mas uma quantidade significativa de grânulos menores ainda foi capturada antes de sua chegada ao chão da floresta. Esses resultados sugerem que a escassez de anemofilia vista nos trópicos pode ser mais um resultado de alta diversidade de espécies de intensa densidade de copa.
Copyright (c) 2021 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.