Anatomia foliar comparada de Uncaria tomentosa (Willd. ex Roem. & Schult.) DC. e Uncaria guianensis (Aubl.) J.F. Gmel. (Rubiaceae)
Resumo
Uncaria tomentosa e U. guianensis, conhecidas popularmente por ‘unha de gato’, são lianas amplamente comercializadas, cuja ação anti-inflamatória justifica-as como objeto de pesquisas farmacognósticas. Este estudo buscou caracterizar a anatomia foliar dessas duas espécies de Uncaria, a fim de estabelecer parâmetros de distinção entre as mesmas, de modo que os dados obtidos possam ser utilizados como referência em exames de controle de qualidade de amostras de fármacos, com vistas a verificar a autenticidade botânica. Amostras foram coletadas no horto de plantas medicinais da Universidade Federal Rural da Amazônia e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Amazônia Oriental, Belém, Pará, e analisadas segundo técnicas usuais em anatomia vegetal. Ambas as espécies possuem estômatos paracíticos e tricomas tectores apenas na face abaxial. O mesofilo é dorsiventral, com clorênquima paliçádico biestratificado em U. guianensis, e uniestratificado, com células subjacentes do clorênquima esponjoso tendendo a paliçádica, em U. tomentosa. A nervura central é biconvexa e o sistema vascular distingue as duas espécies. O pecíolo apresentou proeminências na face adaxial e feixe vascular colateral. Em todas as secções, foi possível notar a presença de idioblastos secretores. Portanto, essas espécies apresentam caracteres anatômicos peculiares, que podem ser utilizados para a distinção de suas respectivas drogas vegetais.
Copyright (c) 2021 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.