Salgado Paraense: inventário de uma avifauna amazônica costeira esquecida
Resumo
Apresentamos uma avifauna costeira pouco conhecida do Salgado Paraense, combinando dados de recentes levantamentos e análises de registros históricos. Trezentas e vinte e três espécies foram registradas em todos os habitats visitados, que incluem estuário, praias e manguezais, restingas, campos hipersalinos que são inundados sazonalmente e florestas secundárias. Entre os registros importantes, incluem-se: uma população disjunta de Laterallus jamaicensis; a descoberta de uma área de repouso para Stercorarius spp.; o segundo registro documentado de Calidris pugnax para o Brasil; os primeiros registros para o Pará de algumas espécies marinhas, incluindo a regionalmente ameaçada Sterna dougallii; e a redescoberta do ‘Picumnus pallidus’ de Snethlage. Todos os registros foram arquivados em voucher digitais, publicamente acessíveis. Habitats costeiros contribuem significativamente para a riqueza da avifauna local na Amazônia e são teoricamente mais protegidos do que as vizinhas áreas de terra firme, devido à presença de unidades de conservação. Entretanto, a biodiversidade nessa região está ameaçada pela perda de habitat, pela caça e pelo aumento dos investimentos em infraestrutura.
Copyright (c) 2021 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.