Inventário da avifauna de uma área em floresta de transição no sul da Amazônia: Fazenda São Luiz, Mato Grosso, Brasil
Resumo
Este estudo descreve a avifauna amostrada na fazenda São Luiz, norte do estado do Mato Grosso, uma área de floresta localizada no sul da Amazônia brasileira. A avifauna foi amostrada em florestas e áreas abertas, utilizando os métodos de pontos de contagem, redes-neblina e observações gerais. Registramos 194 espécies de aves, incluídas em 18 ordens e 46 famílias. Os registros deste estudo expandiram a área de ocorrência de ao menos 16 espécies de aves. Apesar da necessidade de amostrar outras estações, as curvas cumulativas de espécies indicaram um esforço amostral representativo. A avifauna observada nesta área contém a maioria das espécies tipicamente associadas com florestas da Amazônia meridional, sugerindo que florestas de ‘transição’ dessa localidade devam ser qualificadas como ‘amazônicas’ no que se refere ao seu status legal. Nossos resultados atestam a relevância dessa região impactada e ainda pouco conhecida da Amazônia.
Copyright (c) 2021 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.