Crinóides da borda leste da bacia do Parnaíba (Formação Cabeças, Devoniano Médio)
Resumo
Este trabalho apresenta a descrição dos crinóides encontrados até o momento na Formação Cabeças (Givetiano da bacia do Parnaíba), coletados no afloramento km 305, no município de Picos, estado do Piauí. O material é constituído de colunais isoladas, dispostas esparsamente em amostras de arenito fino. Apesar dos espécimes não se encontrarem bem preservados, foram descritos três morfotipos (PB/Cb-01, PB/Cb-02 e PB/Cb-03). Dois deles (PB/Cb-01 e PB/Cb-02) estão representados apenas por um exemplar; o terceiro morfotipo (PB/Cb-03) é o mais comumente encontrado e, provavelmente, representa o crinóide mais abundante nos antigos ambientes de sedimentação do afloramento. A forma de ocorrência dos crinóides (provavelmente parautóctones) sugere a sua permanência, após a morte, na interface água-sedimento por tempo razoável antes do soterramento. Este fato é mais uma indicação a favor do modelo de um ambiente de barra de embocadura de sistema flúvio-deltaico influenciado por inundações, sugerido para a Formação Cabeças nessa região.
Copyright (c) 2021 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.