Pteridófitas (Lycophyta e Monilophyta) da Ilha de Mosqueiro, município de Belém, estado do Pará, Brasil
Resumo
O presente trabalho trata do levantamento florístico das pteridófitas (Lycophyta e Monilophyta) da Ilha de Mosqueiro, município de Belém, estado do Pará. Essa ilha, com cerca de 22.000 ha, apresenta uma grande riqueza de habitats, bem como extensos remanescentes de floresta natural, possibilitando a ocorrência de uma grande diversidade de espécies de pteridófitas. Na área estudada, foram registradas 18 famílias, 34 gêneros e 70 espécies, das quais cinco pertencem a Lycophyta e 65 a Monilophyta. As famílias com maior riqueza específica foram Hymenophyllaceae e Pteridaceae com 12 espécies cada, seguidas de Dryopteridaceae com dez espécies e Polypodiaceae com sete espécies. Os gêneros mais representativos foram Trichomanes L. com dez espécies, Elaphoglossum Schott. ex J. Sm. com seis espécies e Adiantum L. com quatro espécies. Sete espécies são citadas pela primeira vez para o estado do Pará (Salpichlaena hookeriana (Kuntze) Alston, Elaphoglossum obovatum Mickel, E. styriacum Mickel, Trichomanes trollii Bergdolt, Triplophyllum angustifolium Holttum, Hecistopteris kaieteurensis Kelloff & G.S. McKee e Thelypteris macrophylla (Kunze) C.V. Morton). A última espécie é também nova ocorrência para a região Norte.
Copyright (c) 2021 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.