Florística e fitossociologia de um trecho de um hectare de floresta de terra firme, em Caracaraí, Roraima, Brasil
Resumo
São apresentados dados florísticos e fitossociológicos de 1 ha de floresta de terra firme localizada na região do baixo rio Branco (01°01’43”S, 62°05’21”W), Roraima, Brasil. A amostragem incluiu os indivíduos arbóreos, lianas e hemiepífitas com DAP > 10 cm. A altura média da floresta é de 16,63 m, com árvores emergentes que alcançaram alturas de 58, 48 e 47 m. Foram encontrados 544 indivíduos pertencentes a 194 espécies, das quais cinco estavam representadas por lianas e duas por hemiepífitas. As famílias de maior riqueza específica foram Leguminoseae, Cecropiaceae, Burseraceae, Chrysobalanaceae e Moraceae. Os gêneros de maior riqueza específica foram Pourouma, Inga, Licania, Protium e Pouteria. As espécies com densidades maiores foram Clathrotropis macrocarpa, Bocageopsis multiflora, Eschweilera coriacea, Euterpe precatoria, Inga alba, Pourouma cf. tomentosa subsp. apiculata. Dezessete famílias e 76 gêneros estiveram representados por apenas uma espécie; 40 gêneros e 104 espécies representados por apenas um indivíduo. As famílias com maiores valor de importância (VI) foram Leguminosae, Cecropiaceae, Lecythidaceae, Annonaceae e Arecaceae. Os maiores VI para espécies foram de Clathrotropis macrocarpa, Goupia glabra, Bocageopsis multiflora, Eschweilera coriacea, Euterpe precatoria. A área basal total foi 26,35 m2. O índice de Shannon (H’) 4,66 e a equabilidade (J) 0,88. A região de interfúlvio entre o rio Branco e o rio Negro, em relação à flora, era dita como insuficientemente conhecida, mas de provável importância. Os dados e informações aqui apresentados e discutidos apontam a importância florística da floresta de terra firme da área.
Copyright (c) 2021 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.