Uso de plantas medicinais pela comunidade de Enfarrusca, Bragança, Pará
Resumo
A Etnobotânica enfoca a forma como diferentes grupos humanos interagem com a vegetação. O presente estudo foi realizado na comunidade de Enfarrusca, Bragança, Pará, com o objetivo de documentar a importância da utilização das espécies de plantas medicinais locais. A coleta de dados ocorreu entre novembro de 2004 e junho de 2005. Foram aplicados 47 questionários através da Técnica de ‘Listagem Livre’ (entrevistas através de questionários estruturados) e da Técnica de Check List (lista de plantas inventariadas). Para todas as espécies de plantas medicinais do inventário previamente realizado pelo Projeto Manejo de Capoeira, foram coletados exemplares para a produção de exsicatas, as quais estão depositadas no herbário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) Oriental, Belém, Pará. A maioria dos entrevistados nasceu e reside em Enfarrusca e possui como atividade principal a agricultura. As 28 espécies de plantas medicinais utilizadas nessa comunidade parecem ser úteis como método paliativo contra doenças ditas ‘leves’. As cascas e folhas das plantas foram as partes mais utilizadas na preparação de remédios caseiros, sendo úteis em diversas técnicas de tratamento, como fricção, emplastro, chá, banho e asseio. O conhecimento sobre essas plantas e seus procedimentos terapêuticos é transmitido em nível familiar, principalmente pelos pais. Tal sistema terapêutico comunitário encontrado em Enfarrusca é basicamente sincrético, misturando elementos da cultura indígena e européia. Uma vez alcançado o conhecimento, ele pode trazer resultados práticos, fornecendo uma base para a implantação de sistemas de saúde mais adaptados à cultura e às condições da região.
Copyright (c) 2021 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.