Biologia reprodutiva de Centrosema pubescens Benth. (Fabaceae)
Resumo
A ecologia da polinização e o sistema reprodutivo de Centrosema pubescens Benth., uma espécie arbustiva, foram estudados numa floresta tropical do Acre. A antese é diurna e as flores são visitadas, basicamente, por abelhas (9 spp.) e vespas (5 spp.). A guilda de polinização é composta por abelhas dos gêneros Xylocopa, Bombus, Euglossa, Exarete, Mesoplia, Megachile e Trigona e por vespas das famílias Polybinae e Scoliidae. Uma espécie de abelha e uma de mariposa apresentam comportamento de pilhadores de néctar. A espécie é autocompatível, mas produz frutos através de autofecundação e fecundação cruzada. Agentes polinizadores não são exigidos para a produção de frutos, uma vez que as flores têm apresentação secundária dos grãos de pólen.
Copyright (c) 2021 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.