Os anfíbios do Pará, Brasil
Resumo
O Pará é o segundo maior estado do Brasil, com todo o seu território dentro da floresta amazônica. O estado possui grande variedade de habitats e bio-regiões e tem, portanto, potencial para ser um dos maiores depositários da biodiversidade de anfíbios da América do Sul. Na corrida para descobrir essa diversidade e fornecer subsídios para pesquisas futuras, compilamos a primeira lista de espécies de anfíbios do Pará, com base na identificação de espécimes depositados em coleções científicas e análise da literatura primária. Registramos 195 espécies de anfíbios, das quais 30 são endêmicas do estado e cinco representaram novos registros de ocorrência. Apesar de seu extenso território, elevado número de espécies endêmicas e níveis muito intensos de desmatamento, apenas cinco espécies são oficialmente consideradas ameaçadas de extinção. Discutimos as razões pelas quais tão poucas espécies estão ameaçadas e as razões pelas quais esse número provavelmente aumentará em breve. Também discutimos questões relacionadas à taxonomia, como, por exemplo, a ocorrência de várias espécies não nomeadas no Pará. Por fim, destacamos algumas oportunidades e desafios para futuras áreas de pesquisa com diversidade e taxonomia de anfíbios no estado do Pará.
Copyright (c) 2022 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.