Adequação das condições de crescimento mínimo para a conservação in vitro de Vernonia condensata

Palavras-chave: Plantas medicinais, Micropropagação, Crescimento lento

Resumo

Este trabalho tem por objetivo estabelecer condições de crescimento mínimo, visando o desenvolvimento de um protocolo de conservação in vitro de Vernonia condensata Baker, para ser utilizada em pesquisas e inserção na saúde pública do Recôncavo da Bahia. Foram utilizados segmentos nodais de aproximadamente 1,5 cm de tamanho, provenientes de plantas de alumã previamente cultivadas in vitro. Estes explantes foram inoculados em tubos de ensaio contendo o meio de cultura MS (MS, MS/2 e MS/4), suplementado com
15 g L-1 e 30 g L-1 de sacarose, mantidos em sala de crescimento (25 ± 1 ºC) e em BOD (20 ± 1 ºC) durante 120 dias, sendo realizadas avaliações em intervalos de 30 dias, utilizando as variáveis: altura da planta, número de folhas verdes, número de folhas senescentes e número de raízes. O meio MS com adição de 15 g L-1 de sacarose proporcionou o menor desenvolvimento in vitro de plantas de V. condensata. Para a manutenção de plantas da V. condensata por um período de 120 dias com menor altura e número de folhas verdes satisfatórios, deve ser considerado o meio de cultura MS com 15 g L-1 de sacarose, associado ao ambiente de cultivo com temperatura de 25 ºC.

Biografia do Autor

Rafaela Fonseca Lopes, Centro Universitário Maria Milza. Governador Mangabeira, Bahia, Brasil

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade Maria Milza (2010). Mestre no Programa de Desenvolvimento regional e Meio Ambiente. Especialista em Saúde Pública, Educação Permanente e Obstetrícia. Doula. Atualmente é professor da Faculdade Maria Milza, Enfermeira do Ambulatório de Enfermagem- Clínica da Mulher e Coordenadora da Atenção Básica na Secretaria Municipal de Saúde de Sapeaçu-BA. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Pública, Educação Permanente em Saúde e Saúde da Mulher.

Karolina Silva Leite Santana, Centro Universitário Maria Milza. Governador Mangabeira, Bahia, Brasil

Graduanda em Bacharelado em Biomedicina, pela Faculdade Maria Milza, bolsista do Programa de Iniciação Científica (PROINC/FAPESB) no período de 2019-2020, com pesquisas voltadas para a cultura de tecidos vegetais. Membro do Grupo de Pesquisa Biotecnologia Vegetal Aplicada à Saúde e Sustentabilidade da Faculdade Maria Milza (FAMAM)

Vânia de Jesus dos Santos, Centro Universitário Maria Milza. Governador Mangabeira, Bahia, Brasil

Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (2006). Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências Sociais (2016). Especialista em Metodologia da Pesquisa pela Faculdade Maria Milza (2015). Mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2009). Doutora pelo Programa de Pós- graduação em Ciências agrárias da UFRB (2012). Leciono na Faculdade Maria Milza nos cursos de Farmácia, Biomedicina, Nutrição,Fisioterapia e Administração, também atuo como coordenadora dos laboratórios da FAMAM, e oriento nos Programas de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e no de Biotecnologia. Área de atuação: Biologia Molecular, Genética e Marcadores Moleculares aplicados às culturas do abacaxi, banana, mandioca e mamão transgênico, Fisiologia Vegetal, Manejo pós ? colheita(análise físico - química), Plantas Medicinais (Etnobotânica, Controle de qualidade e Estabelecimento in vitro), Metodologia Científica e Fitopatologia.

Eva Maria Rodrigues Costa, Centro Universitário Maria Milza. Governador Mangabeira, Bahia, Brasil

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Piauí (2007), mestrado em Agronomia ( Melhoramento Genético de Plantas) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras (2013).

Mariane de Jesus da Silva de Carvalho, Centro Universitário Maria Milza. Governador Mangabeira, Bahia, Brasil

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2010), mestrado em Recursos Genéticos Vegetais (2013) e doutorado em Ciências Agrárias pela mesma instituição de ensino (2016). Atualmente é Professora Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e do Programa de Mestrado Profissional em Biotecnologia da Faculdade Maria Milza - FAMAM e, além disso, Professora de Bioestatística (Cursos de Graduação em Enfermagem e Farmácia) e de Estatística (Cursos de Graduação em Ciências Contábeis e Administração) da mesma instituição de ensino. Atua nas áreas de Melhoramento Genético de Plantas, Recursos Genéticos Vegetais, Estatística e Experimentação Agropecuária, com ênfase em planejamento de experimentos, análise estatística de dados e cultura de tecidos de bananeira, bromélias, citros, mandioca, orquídeas e plantas medicinais.

Weliton Antônio Bastos de Almeida de Almeida, Centro Universitário Maria Milza. Governador Mangabeira, Bahia, Brasil

Possui Graduação em Agronomia pela ESCOLA DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (1985), Mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia (1994) e Doutorado em Fitotecnia pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Diretor Geral de Honra da Faculdade Maria Milza e Professor Adjunto Aposentado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Anatomia e organografia de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: biotecnologia, cultivo in vitro, micropropagação, cultura de tecidos, anatomia vegetal e plantas medicinais. Colaborador dos Programas de Pós-Graduação da Faculdade Maria Milza: 1 - Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente; 2 - Mestrado em Biotecnologia.

Publicado
2023-04-28
Como Citar
Lopes, R., Santana, K., dos Santos, V., Costa, E. M., de Carvalho, M., & de Almeida, W. A. (2023). Adequação das condições de crescimento mínimo para a conservação in vitro de Vernonia condensata. Boletim Do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais, 18(1), 1-13. https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v18i1.792