Observações sobre a reutilização de ninhos em tronco de Syagrus romanzoffiana (Cham.) Glassman (Arecaceae) por aves na Área de Proteção Ambiental do Alto Iguaçu (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil)

Palavras-chave: Nidificação, Palmeira-jerivá, Aves, Mata Atlântica

Resumo

Relatamos observações de reutilização de ninhos em Syagrus romanzoffiana (palmeira-jerivá) por diferentes espécies de aves em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Dados coletados nos anos de 2017 a 2020 mostram uma ocupação das aberturas na palmeira pelas seguintes espécies: Ramphastos toco, Melanerpes candidus, Amazona amazonica, Troglodytes musculus, Psittacara leucophthalmus e Primolius maracana. Há poucos relatos sobre a reutilização de um mesmo ninho por diferentes espécies de aves neotropicais. Através dos registros apresentados, o estudo destacou a importância de S. romanzoffiana para a reprodução de aves da Mata Atlântica, somando-se às outras espécies-chave da flora para a manutenção de fauna nativa.

Publicado
2024-05-17
Como Citar
Vantil, S., Fonseca, Y., Guedes, P., & Pereira da Silva, S. (2024). Observações sobre a reutilização de ninhos em tronco de Syagrus romanzoffiana (Cham.) Glassman (Arecaceae) por aves na Área de Proteção Ambiental do Alto Iguaçu (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil). Boletim Do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais, 19(1). https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v19i1.876