Fogo no Cerrado em terras indígenas Xerente (Tocantins): pesquisa de opinião em comunidade indígena
Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar o conhecimento de aspectos do fogo no Cerrado pelos indígenas da terra indígena Xerente (Tocantins). Ao todo, 28 aldeias foram visitadas e 32 respostas foram obtidas por meio de questionário, que foram submetidos às análises de fatores e descritivas. As aldeias visitadas podem ser caracterizadas por possuírem produção agropecuária, terem utilizado o fogo e reconhecerem a importância de cursos na área. Numa das análises de fatores, as respostas de 12 perguntas foram divididas em cinco grupos e, em outra, foram formados três grupos com base nas respostas a oito perguntas. Uma das relações observadas foi de que 56% dos entrevistados disseram ter conhecimento da existência de cursos de prevenção e combate ao fogo, os quais, porém, não estão de acordo com as suas necessidades. Outra relação positiva observada foi sobre o conhecimento do conceito de queima controlada, a divisão da propriedade para queimada, os locais que não devem ser queimados e os usos tradicionais do fogo. Foi possível verificar que os indígenas da região utilizam o fogo para diversos fins e que os malefícios decorrentes do uso inadequado são vistos no ambiente ou na produção econômica, e não de forma direta nos seres humanos.
Copyright (c) 2023 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.