Ocupação de um ninho de Chartergellus communis Richards, 1978 (Vespidae, Polistinae) por Nasutitermes unduliceps Mathews, 1977 (Termitidae, Nasutitermitinae)
Resumo
As espécies de Epiponini (Hymenoptera, Vespidae, Polistinae), comumente, constroem seus ninhos com um envelope externo, o que confere proteção contra predadores e intempéries, assim como em Chartergellus communis. Por isso, esses ninhos, quando abandonados, são reutilizados por diversas ordens de insetos, porém, até o presente trabalho, só havia um registro para cupim (Blattodea, Termitidae). Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo acrescentar informações sobre a reutilização de ninho de vespas sociais por Termitidae. O registro ocorreu em uma edificação próxima à mata de galeria, fitofisionomia do Cerrado, no Parque Nacional Grande Sertão Veredas. O ninho ainda apresentava envelope protetor e as células do primeiro favo estavam obstruídas por material estercoral, por isso, provavelmente, o ninho de C. communis estava sendo utilizado como ninho satélite pelos cupins. Essa reutilização de vespeiros abandonados como ninhos satélites pode ser frequente no Cerrado, por isso sugere-se que mais observações sejam feitas para validar esta hipótese, além de responder a um questionamento importante: os cupins invadem os ninhos de vespas sociais ainda ativos ou apenas reutilizam os já abandonados?
Copyright (c) 2025 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.