Predação de Bothrops atrox (Squamata: Viperidae) por Drymarchon corais (Squamata: Colubridae) na região oeste do Pará, Amazônia central

Palavras-chave: Ecologia alimentar, Interações predatórias, Serpentes ofiófagas

Resumo

Esta nota fornece informações sobre a ecologia alimentar da serpente Drymarchon corais a partir do primeiro registro de predação de Bothrops atrox ocorrido na Amazônia brasileira. Drymarchon corais é uma serpente generalista, com hábito arbóreo e terrestre, sendo amplamente distribuída pelas regiões norte, nordeste e central do Brasil. Bothrops atrox é uma serpente generalista, terrestre e adaptada a diversos tipos de habitats pelo bioma amazônico. Em um trecho de área antrópica (pastagem) na borda de uma área de mata ombrófila no município de Alenquer, estado do Pará, um espécime de D. corais, com aproximadamente 190 cm de comprimento, foi observado predando um espécime adulto de B. atrox, que possuía aproximadamente 70 cm de comprimento. Esta é a primeira descrição do evento de predação envolvendo D. corais e uma espécie de Bothrops em ambiente natural. Este registro amplia o conhecimento sobre as interações predatórias de D. corais e salienta a necessidade de estudos futuros que possam contribuir com a compreensão de adaptações evolutivas de serpentes ofiófagas frente a serpentes peçonhentas na Amazônia brasileira.

Biografia do Autor

Antonio Samuel Garcia-da-Silva, Aveverde Soluções Ambientais. Goiânia, Goiás, Brasil

Biólogo, Mestre em Biociência, Herpetólogo na Aveverde Soluções Ambientais, Rua C-156, quadra 365, lote 18, Jardim América, CEP 74.275-160, Goiânia, Goiás.

Alexandre Gazel Soares Filho, Fazenda Arizona Veterinária. Alenquer, Pará, Brasil

Médico Veterinário na Fazenda Arizona Veterinária, Rua Coaracy Nunes SN, Centro, CEP 68.200-000, Alenquer, Pará, Brasil.

Publicado
2024-09-02
Como Citar
Garcia-da-Silva, A., & Soares Filho, A. (2024). Predação de Bothrops atrox (Squamata: Viperidae) por Drymarchon corais (Squamata: Colubridae) na região oeste do Pará, Amazônia central. Boletim Do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais, 19(2). https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v19i2.984