Os efeitos de rejeitos de mineração e pulso de inundação sobre o zooplâncton em um ambiente amazônico de planície de inundação (Lago Batata, Pará, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v10i2.483Keywords:
Zooplâncton, Lago de planície de inundação, Rejeito de bauxita, Lago Batata, Amazônia, AmostragemAbstract
O pulso de inundação, assim como impactos antropogênicos, pode moldar os padrões de comunidades zooplanctônicas. Nós avaliamos a influência do rejeito de bauxita e níveis d’água sobre o zooplâncton, em momentos de amostragem definidos de acordo com o nível d’água. Nossa área de estudo foi o lago Batata, lago de planície de inundação impactado por rejeito de bauxita. O zooplâncton foi coletado durante sete anos, quatro vezes ao ano, em duas estações, uma natural e outra impactada por rejeito de bauxita. Diferenças na riqueza e densidades entre períodos e estações foram avaliadas por uma ANOVA de dois fatores. Uma análise de espécies indicadoras foi feita para atribuir espécies às estações de coleta. A riqueza da comunidade foi menor em águas baixas e maior em águas altas, enquanto a densidade apresentou o padrão oposto. Apenas uma espécie foi identificada como indicadora, evidenciando que a composição do zooplâncton em áreas naturais e impactadas é similar. As densidades também foram semelhantes entre estas estações, exceto pelos cladóceros, com maiores densidades na estação impactada. Amostragens em momentos precisamente relacionados aos ciclos de inundação levaram a resultados esperados, porém refinados, já que as amostras foram correlacionadas ao nível d’água, fator não considerado em estudos anteriores.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Publication means fully assigning and transferring all copyrights of the manuscript to the journal. The Liability Statement and
Assignment of Copyrights will be enclosed with the notice of acceptance. All the authors must sign the document and return it to the journal.