Os efeitos de rejeitos de mineração e pulso de inundação sobre o zooplâncton em um ambiente amazônico de planície de inundação (Lago Batata, Pará, Brasil)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v10i2.483

Keywords:

Zooplâncton, Lago de planície de inundação, Rejeito de bauxita, Lago Batata, Amazônia, Amostragem

Abstract

O pulso de inundação, assim como impactos antropogênicos, pode moldar os padrões de comunidades zooplanctônicas. Nós avaliamos a influência do rejeito de bauxita e níveis d’água sobre o zooplâncton, em momentos de amostragem definidos de acordo com o nível d’água. Nossa área de estudo foi o lago Batata, lago de planície de inundação impactado por rejeito de bauxita. O zooplâncton foi coletado durante sete anos, quatro vezes ao ano, em duas estações, uma natural e outra impactada por rejeito de bauxita. Diferenças na riqueza e densidades entre períodos e estações foram avaliadas por uma ANOVA de dois fatores. Uma análise de espécies indicadoras foi feita para atribuir espécies às estações de coleta. A riqueza da comunidade foi menor em águas baixas e maior em águas altas, enquanto a densidade apresentou o padrão oposto. Apenas uma espécie foi identificada como indicadora, evidenciando que a composição do zooplâncton em áreas naturais e impactadas é similar. As densidades também foram semelhantes entre estas estações, exceto pelos cladóceros, com maiores densidades na estação impactada. Amostragens em momentos precisamente relacionados aos ciclos de inundação levaram a resultados esperados, porém refinados, já que as amostras foram correlacionadas ao nível d’água, fator não considerado em estudos anteriores.

Published

08/31/2015

How to Cite

Sodré, E. de O., Lopes, P. M., Figueiredo-Barros, M. P., Roland, F., Esteves, F. de A., & Bozelli, R. L. (2015). Os efeitos de rejeitos de mineração e pulso de inundação sobre o zooplâncton em um ambiente amazônico de planície de inundação (Lago Batata, Pará, Brasil). Boletim Do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais, 10(2), 247-259. https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v10i2.483