Crescimento de árvores e microclima em clareira florestal na Amazônia Central
DOI:
https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v1i2.742Keywords:
Amazônia central, Clareira natural, Parâmetro de vaso, Balanço de radiação, MicroclimaAbstract
O inventário florestal, a observação macroscópia do cerne das árvores e a observação meteorológica foram feitos na floresta primária de Terra Firme, no município de Novo Aripuaña, Amazonas. Nas parcelas de 1,9 ha, encontraram-se 210 espécies florestais pertencente a 38 famílias. A biomassa aérea foi estimada como 202.72 t/ha a partir do resultado do inventário, que são valores típicos da floresta amazônica. A alta freqüência das espécies de sucessão primária, como Iryanthera ssp. (Miristicaceae), Croton sp. (Euphorbiaceae) e palmeiras (Arecaceae), permite considerar que a floresta local sofre a com alta densidade de clareiras naturais. A relação entre a altura das árvores e a percentagem de área de vaso no corte transversal das árvores no período de 2001 e 2002 mostrou coeficiente de correlação positiva. O alongamento do diâmetro de vasos melhorou a eficiência de absorção de água contra gravidade, no entanto, isso pode diminuir a resistência física do indivíduo. A observação meteorológica mostrou que a radiação de onda curta diurna, no sentido do solo ao dossel da floresta, é cerca de dez vezes maior do que ao nível do solo da floresta fechada, tendo valor de radiação liquida de 600 w/m2 e 30 w/m2, respectivamente. O balanço da radiação dentro da clareira é parecido ao do dossel da floresta. Porém, a clareira possui alta variação de temperatura, que caracteriza grande diferença de temperatura entre dia e noite (12 a 13 oC), o que causa o esfriamento durante a noite. Com isso a temperatura atinge ponto de orvalho (27-28 oC) e resulta condensação de 5-7 g/m3, que é aproximadamente valor dublo no caso da floresta fechada.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Publication means fully assigning and transferring all copyrights of the manuscript to the journal. The Liability Statement and
Assignment of Copyrights will be enclosed with the notice of acceptance. All the authors must sign the document and return it to the journal.