Nova ocorrência de sirênios na Formação Pirabas (Mioceno), Pará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v20i3.1045Palavras-chave:
Sirenia, Novo Registro, Paleobiogeografia, Amazônia OrientalResumo
A presente nota trata de uma nova ocorrência de fósseis de sirênios na Formação Pirabas, localizada na Praia de Fortalezinha, município de Maracanã, Pará, Brasil. O objetivo deste estudo preliminar é contribuir para o conhecimento paleobiogeográfico dos sirênios no Mioceno da Amazônia oriental. Diferente da maioria dos registros anteriores, que consistem principalmente de vértebras e costelas, o material, coletado em um bloco sedimentar caracterizado como packstone/grainstone, contém costelas e partes cranianas, incluindo rostro (pré-maxilar com restos de dente incisivo) fragmentado, elementos-chave para uma identificação taxonômica precisa. O novo achado amplia o registro fossilífero dos sirênios na Formação Pirabas. Os elementos cranianos encontrados irão possibilitar uma identificação taxonômica mais detalhada e fornecer dados relevantes sobre a distribuição e a evolução dos sirênios na América do Sul durante o Neógeno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.



