Diet of three sympatric Physalaemus (Anura: Leptodactylidae) from the Brazilian semiarid region
DOI:
https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v16i1.311Palavras-chave:
Anfíbios, Nicho alimentar, Artrópodes, Physalaemus albifrons, Physalaemus cicada, Physalaemus cuvieriResumo
Estudos sobre o uso de recursos alimentares e nicho trófico em diferentes espécies podem ajudar na compreensão das relações ecológicas. Aqui, avaliamos a dieta de três espécies simpátricas de Physalaemus do semiárido brasileiro. Analisamos um total de 264 indivíduos, sendo 100 espécimes de Physalaemus albifrons, 93 de P. cicada e 71 de P. cuvieri. Foram registradas sete categorias de presas: três para P. cicada e P. albifrons, e seis categorias distintas para P. cuvieri. As ordens Coleoptera, Isoptera e a família Formicidae foram as categorias mais representativas na dieta de P. cicada, P. cuvieri e P. albifrons, respectivamente. Embora haja uma elevada sobreposição de nichos tróficos, as diferenças na preferência das categorias alimentares podem reduzir a potencial competição nestas espécies de anuros na Caatinga.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.