Lista atualizada de aves do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, uma das áreas úmidas mais importantes da América do Sul
DOI:
https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v18i3.894Palavras-chave:
Conservação, Península de Mostardas, Ornitologia, Lista de espécies, TavaresResumo
O Parque Nacional da Lagoa do Peixe é uma importante unidade de conservação federal para aves migratórias e residentes, localizado na costa média do estado do Rio Grande do Sul, Sul do Brasil. Apesar disso, a fauna ornitológica da região ainda é subestimada. O principal objetivo deste trabalho foi revisar todos os registros ornitológicos da região e atualizar a lista de espécies que ocorrem no Parque. Além disso, as espécies catalogadas foram classificadas de acordo com a sua ocorrência, dieta, principal hábitat relacionado, status de conservação e tendência populacional, buscando caracterizar por completo a ornitofauna da unidade de conservação. As listas primárias e secundárias totalizaram, juntas, 349 espécies diferentes, incluindo 74 espécies migratórias e 13 sob algum grau de ameaça. Os invertebrados representaram o principal item alimentar da dieta das aves analisadas. A maior parte das aves está relacionada ao hábitat florestal, apesar de um número relevante de espécies ser exclusivamente dependente de áreas úmidas e regiões costeiras. O número de espécies registrado reforça a importância da área para a conservação de aves que ocorrem na América do Sul. Além disso, a lista pode ser uma importante ferramenta para ações de conservação e manejo, educação e turismo ambiental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.