Definição do número de ínstares, descrição do segundo ínstar eredescrição do último ínstar e pupa de Pantophthalmus kerteszianus(Enderlein, 1914) (Diptera: Pantophthalmidae)
DOI:
https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v20i3.0988Palavras-chave:
Pantophthalmus kerteszianus, Mosca da madeira, Imaturos, Número de ínstaresResumo
O número total de ínstares larvais de Pantophthalmus kerteszianus foi determinado através de estudos morfológicos e biométricos. O segundo ínstar larval de P. kerteszianus é descrito, o último ínstar larval e a pupa são redescritos. As larvas foram coletadas em árvores de paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum) no município de Paragominas, Pará, Brasil. Depois de coletadas, as larvas e pupas foram mortas em água fervente, conservadas em álcool 70%, identificadas, medidas e estudadas morfologicamente. O número total de ínstares larvais foi determinado por técnicas baseadas na regra de Dyar (1890), apoiadas em medidas dos seguintes caracteres: comprimento do corpo, largura máxima do corpo, diâmetro máximo do espiráculo protorácico, diâmetro máximo do espiráculo anal, distância da margem do espiráculo protorácico até a cerda inferior, distância da margem do espiráculo protorácico até a margem protorácica, largura da faixa mediana do protórax e distância entre os espiráculos anais. Através dessas medidas foi possível estabelecer que P. kerteszianus possui
sete ínstares larvais; esta espécie é, até o momento, a única que tem o número de ínstares larvais determinado. São fornecidas fotografias e desenhos das larvas e pupas, bem como das estruturas mais importantes tratadas nas descrições.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.



