Ética na publicação
Política editorial e ética na publicação no Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais
Todos os processos editoriais que tramitam no Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais
devem atender as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), cujo texto original em inglês pode ser consultado em https://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_1.pdf e a versão traduzida para o português em http://www.periodicos.letras.ufmg.br/CCBP-COPE.pdf. Essas diretrizes devem nortear editores, avaliadores e autores quanto a questões éticas concernentes ao processo editorial e de avaliação por pares, a fim de prevenir com relação à má conduta na publicação. Aos Editores, ao Conselho Científico e aos consultores científicos ad hoc cabe a responsabilidade ética do sigilo e da colaboração voluntária para garantir a qualidade científica das publicações e da revista. Aos autores cabe a responsabilidade da veracidade das informações prestadas, do depósito dos materiais estudados em instituições legais, quando couber, e o cumprimento das leis locais que regem a coleta, o estudo e a publicação dos dados.
CONFLITOS DE INTERESSES
Em casos de possíveis conflitos de interesses ou outras questões que o autor julgar relevantes, é possível informar ao Editor no momento da submissão do manuscrito, no campo intitulado “Comentários para o editor”. Editores e pareceristas convidados também devem recusar participação no processo de avaliação de manuscritos em que verifiquem a existência de conflitos de interesses. A revista segue as diretrizes propostas pela COPE para nortear decisões em casos dessa natureza (https://publicationethics.org/guidance/Flowcharts).
COMPARTILHAMENTO E REPRODUTIBILIDADE DE DADOS
Todos os dados, códigos e materiais subjacentes ao artigo e utilizados na concepção e realização da pesquisa devem ser adequadamente citados no texto e incluídos na lista de referências, preferivelmente com um identificador persistente, como o DOI. Os artigos não serão publicados até que as citações estejam em conformidade com estes padrões.
A política do periódico é publicar artigos apenas se os dados, métodos utilizados na análise e os materiais
utilizados para realizar a pesquisa estejam documentados de forma clara e precisa e maximamente disponíveis para qualquer pesquisador para fins de reprodução dos resultados ou replicação do procedimento. Considera-se que:
1. Os autores que reutilizarem os dados disponíveis de repositórios públicos devem fornecer códigos de programa, scripts para pacotes estatísticos e outra documentação suficiente para permitir que um pesquisador informado reproduza com precisão todos os resultados publicados;
2. Os autores que utilizam dados originais devem:
A) Disponibilizar os dados em um repositório digital confiável. Caso todos os dados necessários para reproduzir as análises relatadas estejam no texto e/ou em tabelas e figuras do artigo, não precisam ser postados em um repositório;
B) Incluir todas as variáveis, condições de tratamento e observações descritas no manuscrito;
C) Fornecer uma relação completa dos procedimentos utilizados para coletar, pré-processar, limpar ou gerar os dados;
D) Fornecer códigos de programa, scripts, livros de códigos e outra documentação suficiente para reproduzir
com precisão todos os resultados publicados;
E) Fornecer materiais de pesquisa e descrição dos procedimentos necessários para realizar uma replicação
independente da pesquisa publicada;
3. Em casos raros, apesar do melhor empenho dos autores, alguns ou todos os dados ou materiais não podem ser compartilhados por razões legais ou éticas. Nestes casos, os autores devem informar os editores no momento da submissão. Isso será levado em consideração durante o processo de avaliação. Os autores são encorajados a antecipar o compartilhamento de dados e materiais no início de seus projetos, antevendo esta finalidade. Entende-se que, em alguns casos, o acesso será autorizado sob restrições para proteger informação confidencial ou proprietária. Os editores podem autorizar exceções aos requisitos de acesso a dados e materiais, desde que os autores:
A) Expliquem as restrições no conjunto de dados ou materiais e como eles impedem o acesso público;
B) Forneçam uma descrição pública das etapas que outros deveriam seguir para solicitar o acesso aos dados ou materiais;
C) Forneçam software e outra documentação que reproduza com precisão todos os resultados publicados;
D) Forneçam acesso a todos os dados e materiais para os quais as restrições não se aplicam;
4. Os dados, códigos de programa, material de pesquisa e outra documentação do processo de pesquisa devem ser disponibilizados através de um repositório digital confiável. Os repositórios confiáveis aderem a políticas que tornam os dados detectáveis, acessíveis, utilizáveis e preservados a longo prazo. Repositórios confiáveis também atribuem identificadores únicos e persistentes. Por exemplo, estes serviços são oferecidos por parceiros na Aliança de Preservação de Dados para as Ciências Sociais (Data-PASS) e pela maioria dos repositórios institucionais. Os sites mantidos por autores não são compatíveis com este requisito:
A) A divulgação destes materiais pode ser adiada até a publicação. Em circunstâncias excepcionais, os editores podem conceder um embargo da divulgação pública dos dados até, no máximo, um ano após a publicação;
B) Os artigos aceitos para publicação não receberão uma data de publicação até que as condições acima tenham sido atendidas. Os autores são responsáveis por garantir que seus artigos continuem cumprindo estas condições. O fato de não o fazer pode levar a uma expressão editorial de preocupação ou à retração do artigo.
Recomendamos que antes da submissão, os autores verifiquem se o artigo segue os padrões adequados ao
assunto da pesquisa, disponível em http://www.equator-network.org/ e que utilizem aqueles que são relevantes para as aplicações da pesquisa relatadas. É recomendado que o checklist/formulário utilizado seja enviado junto com o artigo na submissão, como documento de apoio;
Durante a submissão, os autores devem informar se existe pré-registro do estudo/pré-registro do plano de
análise em um repositório institucional independente (por exemplo, http://clinicaltrials.gov/, http://osf.io/,
http://egap.org/design-registration/, http://ridie.3ieimpact.org/) e, se sim, disponibilizá-lo para o Boletim antes da publicação para verificação da validade.
A revista incentiva a submissão de estudos de replicação, principalmente de estudos publicados no periódico.
ACESSO ABERTO E DIREITOS AUTORAIS
O Boletim é uma revista de acesso aberto, sob a licença CC-BY da Creative Commons, o que significa que
todo o conteúdo está disponível para download, distribuição e adaptação do conteúdo gratuitamente, para fins comerciais ou não comerciais, sendo necessária a atribuição ao artigo original. Também não são cobradas taxas para submissão de manuscritos ou para a publicação.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.
Após a publicação, os autores podem disponibilizar o PDF em seus perfis em redes sociais acadêmicas, como ResearchGate, Academia.edu, Scribd, ORCID e outros sites de mídias sociais gratuitos.
CRITÉRIOS DE AUTORIA E RESPONSABILIDADE DOS AUTORES
Os editores do periódico entendem que a definição de autoria para um trabalho científico esteja pautada na
premissa de que os pesquisadores tenham contribuído intelectualmente de forma direta e substancial para a concepção ou realização da pesquisa. A revista adota princípios de autoria definfidos pelo Committee on Publication Ethics (COPE) (https://publicationethics.org/), que indica a necessidade de transparência sobre quem contribuiu para o trabalho e qual seu papel nele, além de ser fundamental a indicação de conflitos de interesse na pesquisa. Também se baseiam no “Código de boas práticas científicas”, elaborado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (https://fapesp.br/boaspraticas/2014/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas.pdf).
No momento da submissão no Boletim, os autores devem enviar um arquivo com informações sobre a contribuição de cada um dos autores, que deve ser descrito usando as seguintes categorias: 1) Administração de projeto; 2) Análise formal; 3) Aquisição de financiamento; 4) Conceituação; 5) Curadoria de dados; 6) Escrita - rascunho original; 7) Escrita - revisão e edição; 8) Investigação; 9) Metodologia; 10) Recursos; 11) Software; 12) Supervisão; 13) Validação; 14) Visualização. Cada um dos autores deve ter contribuído em pelo menos duas destas categorias. Para mais informações sobre as contribuições dos autores, consulte https://www.elsevier.com/authors/policies-and-guidelines/credit-author-statement
POLÍTICA EDITORIAL DE PUBLICAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE PLÁGIO
O Boletim publica contribuições originais nas categorias Artigos Científicos, Notas de Pesquisa, Memória e
Resenhas Bibliográficas. São requisitos para o envio de manuscrito na revista: 1) confirmar que o manuscrito foi submetido exclusivamente ao Boletim e não foi publicado, impresso ou submetido a outro lugar; 2) confirmar que toda a pesquisa atende às diretrizes éticas, incluindo a adesão aos requisitos legais do país estudado; 3) confirmar que foi preparado um texto completo sem a folha de rosto (com identificação de autoria), agradecimentos e quaisquer cabeçalhos com nomes de autores, para permitir uma revisão por pares; 4) confirmar que o arquivo da submissão está em formato Microsoft Word; 5) confirmar que o texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores; e 6) confirmar que foi inserido no campo "Comentários para editor" nome e e-mail de pelo menos 6 possíveis avaliadores. Os trabalhos submetidos são primeiramente avaliados pelo Editor ou por um dos Editores Associados. Uma vez aceitos, os artigos seguem para avaliação por pares (peer-review).
Submissões de textos anteriormente publicados ou feitas simultaneamente para outro periódico são rejeitadas. A revista passou a adotar o sistema de detecção de plágio Similarity Check, da Crossref, em 2021. Títulos com apropriação indevida de textos de terceiros não serão considerados para avaliação. Os editores enfatizam a necessidade de uso de aspas em citações diretas e informação clara da fonte de onde são extraídos os dados, seguindo os critérios de COPE, tanto para casos de citações de textos de terceiros, como para autocitações. Em casos de submissão de textos oriundos de Teses e Dissertações, os editores entendem que podem ser publicados no Boletim após avaliação, sendo necessária a referenciação do trabalho acadêmico e a declaração na seção de Agradecimentos de que a pesquisa esteve vinculada a programas de pós-graduação e/ou a projetos de pesquisa. A revista não aceita resumos expandidos, textos na forma de relatório e nem trabalhos previamente publicados em anais, CDs ou outros suportes.
O Boletim aceita traduções exatas de trabalhos publicados anteriormente. Para isso, o autor precisa informar que se trata de uma tradução no momento da submissão, além de ter de enviar documento com permissão do editor original e dos autores. O trabalho original também precisa ser claramente referenciado.
CORREÇÕES E RETRATAÇÕES
Caso necessário, serão publicadas correções e retratações, baseadas nos procedimentos recomendados no “Retraction Guidelines”, do COPE, disponível em https://publicationethics.org/files/cope-retraction-guidelines-v2.pdf. Para isso, autores e leitores devem enviar a solicitação para o e-mail boletim.naturais@museu-goeldi.br, a qual será avaliada pelo corpo de editores do periódico. Erratas podem ser publicadas em casos avaliados como pertinentes pelos editores.