Novas localidades de Myrmecophaga tridactyla (Linnaeus, 1758), tamanduá-bandeira (Myrmecophagidae), na região sul do estado de Minas Gerais, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v20i3.1053Palavras-chave:
Espécie ameaçada de extinção, Mamífero, Xenarthra, Distribuição geográficaResumo
Myrmecophaga tridactyla (Linnaeus, 1758), espécie comumente conhecida como tamanduá-bandeira, teve sua distribuição geográfica reduzida devido a diversos fatores (alterações ambientais naturais e antropogênicas, baixa taxa reprodutiva, esgotamento de recursos, conflitos e caça). A espécie está atualmente classificada como ‘vulnerável’ em níveis local, nacional e global. Este estudo relata dois novos registros de M. tridactyla no sul de Minas Gerais, Brasil, nos municípios de Lavras e Santo Antônio do Amparo, com um intervalo de seis meses entre os avistamentos. Esses registros, obtidos por meio de observação direta e armadilhas fotográficas, identificam novas ocorrências da espécie e reforçam a necessidade de mais estudos e iniciativas de conservação direcionadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.



