Formigas como recurso alimentar e medicinal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v15i1.238

Palavras-chave:

Entomoterapia, Etnoentomologia, Insetos comestíveis, Medicina alternativa, Mirmecofagia

Resumo

Este texto traz uma revisão dos artigos que descrevem a importância das formigas para humanos no aprovisionamento alimentar e no tratamento de doenças, aspectos que vão além do suporte aos serviços ambientais que estes animais realizam. Reunimos e atualizamos as informações a respeito do uso das formigas como recurso alimentar e medicinal por comunidades nativas indígenas e rurais no Brasil, na América Latina e em outros continentes. Os resultados compilados do presente estudo demonstram que a mirmecofagia é ainda amplamente empregada em vários locais do mundo, sendo uma fonte nutricional importante. Ao todo, foram registradas 52 espécies de formigas utilizadas como alimento. Quanto ao uso medicinal, foram registradas, até o presente momento, 19 espécies de formigas. Além das propriedades antifúngicas e antibacterianas dos hormônios produzidos pelas glândulas mandibular e metapleural, existem os hidrocarbonetos cuticulares, bem como as secreções da glândula de veneno e das glândulas associadas ao aparelho de ferrão que produzem substâncias químicas com aplicações em problemas estomacais, respiratórios, circulatórios e também nas hemorragias, artrites e dores em geral. Assim, abordamos dois aspectos da interação formigas/humanos e destacamos o histórico do seu uso no Brasil.

Biografia do Autor

  • Rogerio Silvestre, UFGD

    Professor Associado III da Universidade Federal da Grande Dourados, ministra aulas nos cursos de Ciências Biológicas e Gestão Ambiental das disciplinas: Evolução, Ecologia e Biogeografia; também é responsável pela disciplina Ecologia de Insetos no Programa de Pós-graduação em Entomologia e Conservação da Biodiversidade. Curador da coleção de Hymenoptera do MuBio-UFGD e líder do grupo de pesquisa Biodiversidade de Hymenoptera do CNPq.

Downloads

Publicado

05/28/2020

Como Citar

Silvestre, R., & Neto, P. S. (2020). Formigas como recurso alimentar e medicinal. Boletim Do Museu Paraense Emílio Goeldi - Ciências Naturais, 15(1), 39-53. https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v15i1.238