Estudo taxonômico de Ruprechtia C.A. Mey. (Polygonaceae) no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v10i3.477Palavras-chave:
Ócrea, Polygonaceae, Ruprechtia, TaxonomiaResumo
É apresentado aqui o estudo taxonômico do gênero Ruprechtia C.A. Mey. (Polygonaceae) para o Brasil. Este gênero é americano e possui 37 espécies distribuídas desde o sul do México até a Argentina e o Uruguai. Ele é composto por plantas arbóreas, arbustivas, escandentes ou lianas, com folhas alternas e ócreas na base do pecíolo. Os resultados apresentados foram baseados nos caracteres morfológicos analisados nas coleções de herbários nacionais e estrangeiros, além de trabalhos de campo, a fim de observar as populações em seu ambiente natural. O tratamento taxonômico inclui atualização nomenclatural, sinonimizações, descrições morfológicas, comentários sobre a distribuição geográfica e ilustrações para a maioria das espécies. São reconhecidas 15 espécies e dois novos sinônimos propostos, além da ampliação da área de distribuição para quatro espécies.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.