Uma revisão de compostos bioativos produzidos por fungos endofíticos associados a plantas medicinais
DOI:
https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v12i3.83Palavras-chave:
Interação endofítico-hospedeiro, Metabólitos secundários, Compostos bioativosResumo
O interesse em explorar fungos endofíticos tem aumentado nos últimos anos, refletindo o grande potencial destes micro-organismos para a produção de substâncias bioativas, especialmente aqueles associados com plantas medicinais, as quais abrigam grande diversidade destes micro-organismos, alvos para utilização em processos biotecnológicos. Estes fungos sintetizam diversos compostos que podem ser usados como produtos farmacêuticos, agrícolas e industriais. Além disso, endófitos produzem diversos metabólitos bioativos envolvidos na interação simbiótica entre fungos endofíticos e seus hospedeiros, tais como aqueles que aumentam a resistência a condições de estresse; alteram propriedades fisiológicas; produzem fito-hormônios, toxinas, compostos antimicrobianos e substâncias medicinais; agentes imunossupressores, antitumorais; entre outras substâncias biotecnológicas de interesse, tais como enzimas. Nesta revisão, informações sobre interações de plantas com fungos endófitos são destacadas, contribuindo, assim, para melhor compreensão desta associação, de seus benefícios e potencial para utilização biotecnológica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.