Observações sobre a reutilização de ninhos em tronco de Syagrus romanzoffiana (Cham.) Glassman (Arecaceae) por aves na Área de Proteção Ambiental do Alto Iguaçu (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.46357/bcnaturais.v19i1.876Palavras-chave:
Nidificação, Palmeira-jerivá, Aves, Mata AtlânticaResumo
Relatamos observações de reutilização de ninhos em Syagrus romanzoffiana (palmeira-jerivá) por diferentes espécies de aves em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Dados coletados nos anos de 2017 a 2020 mostram uma ocupação das aberturas na palmeira pelas seguintes espécies: Ramphastos toco, Melanerpes candidus, Amazona amazonica, Troglodytes musculus, Psittacara leucophthalmus e Primolius maracana. Há poucos relatos sobre a reutilização de um mesmo ninho por diferentes espécies de aves neotropicais. Através dos registros apresentados, o estudo destacou a importância de S. romanzoffiana para a reprodução de aves da Mata Atlântica, somando-se às outras espécies-chave da flora para a manutenção de fauna nativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A publicação implica cessão integral dos direitos autorais do trabalho à revista. A declaração para a cessão de direitos autorais é enviada
juntamente com a notificação de aceite do artigo. Deve ser devolvida assinada via e-mail. Todos os autores devem assinar uma declaração.